quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ativ 4.4 Uso de tecnologias no currículo

Atividade 4.4 – Relato de experiência de uso de tecnologia:


Grupo Girassol:

Luciana Garcia da Silva
Cleonice Garcia Velasco

Minha colega de trabalho, professora de Biologia, levou seus alunos para o Laboratório de Informática Educativa para complementar o conteúdo visto em sala de aula. A turma era de alunos do 1º ano do Ensino Médio e o tema trabalhado era: “As principais doenças transmitidas por vírus”. Ela deu prioridade a Nova gripe: Influenza A – H1N1, que está matando muitas pessoas das mais variadas idades.
Ela pediu que eles acessassem o site do Google e pesquisassem sobre os números atuais de infectados pelo vírus da nova gripe. Os alunos puderam então perceber que o número está crescendo assustadoramente e que não há muito a se fazer. Descobriram ainda sobre as formas de contágio e de prevenção.
Foi uma aula muito interessante e os alunos realmente participaram pois perceberam que é um tema que envolve todas as pessoas independentemente da classe social, idade, sexo, profissão, etc., e que todos estão sujeitos a adoecer.
Outro exemplo em que as tecnologias foram usadas para enriquecer a aula foi quando a professora de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental levou seus alunos para uma visita ao Depósito de Lixo da nossa cidade. Primeiramente, ela fez a explicação oral, passou alguns filmes para os alunos assistirem e fizeram vários comentários. Aconselhou-os a levarem câmeras fotográficas, filmadoras, celulares, etc. Enfim, tudo o que pudesse auxiliá-los no dia da pesquisa de campo. Eles puderam ver, filmar e fotografar aquele ambiente e posteriormente repassar o que aprenderam para os colegas da escola. Eles ficaram muito contentes com a possibilidade da utilização de seus recursos tecnológicos para deixar gravado aquele momento importante na vida deles. Muitos não tinham nem a noção de como era esse lugar.
A partir dos exemplos dados, ficou nítido que o aluno sente-se muito mais interessado no conteúdo das aulas quando estas são ministradas, frequentemente, com o apoio de algum recurso didático diferente, além do livro didático e do quadro-negro. O professor deve ter a consciência de que o mundo atual é cheio de tecnologias e que nós devemos fazer delas nossas aliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário