ESCOLA MUNICIPAL “JOSE INÁCIO FRAGA”
PROFESSORAS: LUCIANA GARCIA DA SILVA
CLEONICE GARCIA VELASCO
Disciplinas: Língua Portuguesa
Data: 01/10/ 2009. Duração: 04 aulas
Série: 9º Ano Turma: “A” e “B” Turno: Matutino e Vespertino
Planejamento do Aula
TEMA DA AULA: Lixo
Objetivos Específicos
* Conscientizar os alunos sobre a necessidade da reciclagem.
* Elaborar cartazes sobre a utilização da coleta seletiva do lixo.
* Utilizar a internet para pesquisas.
* Produzir texto informativo.
* Entrevistar algum representante da área da saúde.
*Produção de folder.
* Visita ao “Lixão”.
* Produção de texto: relato de visita de campo.
CONTEÚDO:
* Reciclagem.
* Coleta seletiva do lixo.
* Produção textual: texto informativo.
* Produção textual: relato de visita ao “Lixão”.
MATERIAIS UTILIZADOS
Revista.
Jornal.
Folheto.
Livro.
Internet.
Computador.
Câmera fotográfica.
Celular (para tirar fotos e filmar).
METODOLOGIA:
1- Pedir aos alunos que observem como acontece a coleta de lixo em seu bairro.2- Levar para a classe livros, jornais, folhetos. Pedir que os alunos observem se há fotos de lixos espalhados pela cidade.
3- Pedir à alguns alunos que leiam em voz alta um pequeno texto de um dos jornais ou revistas que comentam sobre o lixo. Assim, é fácil perceber que o problema acontece em todas as cidades do mundo.
4- Pedir então que os alunos elaborem individualmente sugestões de como diminuir o problema do lixo espalhado nas ruas.
5- Uma vez elaborada as sugestões, os alunos vão para a sala de informática para pesquisarem mais sobre o assunto, utilizando o site www.google.com.
6- A professora mostra como utilizar as ferramentas, para que então o aluno faça a sua pesquisa.
7 – Convidar um representante da área da saúde para fazer entrevista sobre alguns temas polêmicos, tais como: catadores de comida no “Lixão”, risco de doenças transmitidas por alimentos contaminados, construção de um lugar adequado para colocar o lixo da cidade, etc.
8 – Visita ao Lixão da cidade.
9 – Produção de texto informativo .
10 – Produção de relato da visita de campo.
11 – Criação de folder explicativo sobre o Lixo e as vantagens da reciclagem.
12 – Socialização das fotos e experiências na visita ao Lixão.
AVALIAÇÃO
O trabalho será avaliado continuamente, procurando prevalecer os aspectos qualitativos, também com objetivo de identificar os sucessos e as dificuldades dos alunos, a fim de serem desenvolvidas ações que venham colaborar cada vez mais com o aprimoramento do senso crítico e da responsabilidade.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário